Foi neste 3º fim-de-semana de Outubro, que ocorreu mais uma actividade Mundial de partilha escoteira, de nome JOTA - JOTI, com tema principal o "Direito a ser Ouvido", onde os vários Grupos Escoteiros da Região Norte e Centro, da Associação de Escoteiros de Portugal, se juntaram na localidade de Cioga do Campo - Coimbra.
Estiveram presentes os Grupos, 222 da Adémia, 207 de Buarcos, 10 da Figueira da Foz, 74 de Góis e pela primeira vez, o Grupo em Formação de Miro da Associação de Escoteiros de Portugal, com cerca de 180 jovens, adultos e convidados, tornaram possível uma actividade de 24h, onde a alegria, espírito escotista e a comunicação foram o prato principal para o fantástico evento que se organizou.
Todos estes Grupos participaram activamente, onde se criaram vários workshop's relacionados com as diferentes formas de comunicar, tento inicialmente uma largada de pombos-correios, comunicação fonética, bandeirolas, código morse, rádio amador, internet, Braille, mensagens em balões de hélio e entre outras formas de comunicação.
Foi sem dúvida uma actividade memorável, onde os nossos escoteiros tiveram a oportunidade de se fazerem ouvir, e onde as nossas vozes e escrita chegaram onde +/- 500.000 escoteiros de todo o mundo esperavam por um sinal vindo "dos céus" e dos seus monitores, sem necessidade de se deslocarem para fora do país. As nossas comunicações cruzaram montes, montanhas e mares, desde Portugal, Espanha, França, Itália, Croácia, Rio de Janeiro, Washington, países orientais e com um só nome! Romeo, Charlie, Five, Echo, Papa, Charlie foi a nossa identificação para o Mundo.
( texto do Chefe João Nogueira do Grupo em formação do Miro)
VER FOTOS DA ACTIVIDADE : ( Brevemente)